You are currently viewing Metrô em SP passa a coletar embalagens de cosméticos

Metrô em SP passa a coletar embalagens de cosméticos

Como descartar corretamente embalagens de produtos de beleza, perfumaria e cosméticos? Para contribuir com a reciclagem pós-consumo, a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação da Linha 4-Amarela, instalou, na Estação São Paulo-Morumbi, um posto de coleta especialmente para esse fim. A ação, realizada em parceria com a Reciclo Beleza Sustentável, consiste em armazenar os resíduos descartados até a chegada de uma cooperativa para realizar a devida retirada.

O equipamento ficará à disposição do público até dezembro. A ideia é gerar impacto social por meio da logística reversa, economia circular e da reciclagem de embalagens, além de ajudar na percepção de valor dos passageiros quanto aos compromissos ambientais assumidos pela concessionária.

A ação visa também avaliar impactos ambientais pelos dados e indicadores mensais do volume coletado. Outro objetivo da iniciativa é retirar de aterros sanitários e lixões resíduos provenientes do segmento de beleza.

A máquina despertou a atenção da influencer da área de cosméticos Isabella Prado. “Para quem trabalha com beleza, ter um equipamento como esse nas proximidades de casa, como acontece comigo, é algo muito bom”.

Segundo ela, muitas embalagens que a Reciclo Beleza aceita não são possíveis de serem descartadas em outros locais. “Saber que elas terão um destino adequado, sem poluir o meio ambiente, é muito tranquilizador para quem trabalha no setor e usa maquiagem diariamente”, diz Isabella.

Paola Tatto, fundadora da loja Banôh Cosmética Consciente, também comemorou a iniciativa. “É um projeto de logística reversa realmente incrível e o fato de o posto de coleta estar em uma estação de metrô é um dos aspectos mais positivos, pois atinge muitas pessoas”.

Na sua opinião, outra questão importante é que o equipamento facilita o descarte direto no ponto. “Isso faz com que sejam reduzidas etapas do processo de reciclagem, como a de coleta, por exemplo, o que também diminui impactos ambientais que seriam gerados no transporte e nas possíveis perdas desses materiais”, observa. A iniciativa, diz Paola, gera visibilidade e conscientização. “Aproxima as pessoas com os materiais e lixos que geram, o que nos faz repensar o consumo e nossas práticas”.

Segundo seus idealizadores, a proposta tem impacto socioeconômico positivo, gerando trabalho e renda por meio da parceria com cooperativas e associações de reciclagem e colabora ainda com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).

O equipamento é feito com placas provenientes de aparas de tubo de creme dental, sendo que sua composição é 75% plástico e 25% alumínio. O material que for arrecadado será retirado pela cooperativa responsável.

“Esta iniciativa mostra o compromisso da ViaQuatro com as questões ambientais e vai ao encontro dos nossos objetivos de oferecer aos clientes mais do que um transporte seguro e eficiente. Queremos sensibilizar o público para a importância de cuidar do meio ambiente”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro.

Posto de coletora de embalagens de produtos de beleza

Local: Estação São Paulo-Morumbi da Linha 4-Amarela

Data: Até dezembro de 2022

Fonte: Ciclo Vivo