You are currently viewing Exercício físico x Atividade física

Exercício físico x Atividade física

EMBORA TENHAM CONCEITOS DISTINTOS, AMBOS SÃO IMPORTANTES PARA A SAÚDE

Manter o corpo em movimento é, sem dúvida, um dos principais pilares de uma vida saudável. A prática por si só é super benéfica, mas quando aliada a outros hábitos, como a alimentação adequada e saudável, tende a ser ainda melhor para a saúde. E os resultados disso podem ser percebidos em qualquer fase da vida!

Quando se fala em uma vida fisicamente ativa logo alguns termos vêm em mente, começando por atividade física e exercício físico. Embora exista uma diferença conceitual entre os dois, uma coisa é unânime: ambos fazem bem. Já outra palavra muito disseminada nesse universo é o sedentarismo, mas para esse caso a dica é uma só: ligar o sinal vermelho!

ATIVIDADE FÍSICA

É um comportamento que envolve os movimentos do corpo, que são feitos de maneira intencional. Desse modo, os movimentos involuntários, como respirar e fazer o coração bater, não contam.

EXERCÍCIO FÍSICO

Quando a atividade física é planejada e estruturada com o objetivo de melhorar ou manter os componentes físicos, como a estrutura muscular, a flexibilidade ou equilíbrio. Geralmente é orientado por um profissional de educação física.

Além dos benefícios físicos, você já deve ter ouvido falar das vantagens da atividade física para o emocional e para a imunidade, sendo esses dois benefícios espacialmente valiosos durante a pandemia.

Segundo especialistas, manter uma vida fisicamente ativa e reduzir o comportamento sedentário ajuda a melhorar a imunidade e garantir o bem-estar psicológico.