You are currently viewing Restrições serão extintas, mas com máscara no rosto

Restrições serão extintas, mas com máscara no rosto

Os comércios e serviços poderão voltar a funcionar sem limite de horário ou de público a partir do dia 17 de agosto, na data que marcará o início do fim da quarentena no estado de São Paulo.

Shoppings, bares, restaurantes, teatros e academias poderão deixar as restrições de lado, mas devem continuar seguindo os protocolos de distanciamento e higiene e exigindo o uso de máscara, que continuará obrigatória em todos os ambientes.

Antes dessa etapa, que o governo está chamando de retomada segura, haverá uma atualização da fase de transição, que valerá de 1º a 16 de agosto. A partir deste domingo, os estabelecimentos ganham mais uma hora de funcionamento, passando das 23h para 0h, e elevam a capacidade de público de 60% para 80%. O toque de restrição também será extinto.

A flexibilização será possível, segundo o governo do estado, por conta da desaceleração da pandemia e do avanço da vacinação, que foi antecipada ontem novamente e agora prevê que todos os adultos recebam pelo menos uma dose até 16 de agosto.

Atualmente, 76% dos que têm mais de 18 anos estão vacinados parcialmente. “Muitos países não deram esse passo de retomada com tanta gente vacinada”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen. “A vida está voltando ao normal no estado”, completou o governador João Doria.

Vacinação é encurtada para adultos e adolescentes

O calendário estadual de vacinação contra a covid-19 foi mais uma vez antecipado. Segundo o governo do estado, a meta agora é imunizar todos os adultos com ao menos uma dose até 16 de agosto.

O prazo anterior era 20 de agosto. Já a vacinação dos adolescentes entre 12 e 17 anos, que começaria no dia 23 de agosto, foi antecipada e deverá ter início a partir do dia 18, começando pelos jovens considerados prioritários.

Fonte: Jornal Metro