Indústria quer replicar sucesso das máscaras em embalagem anti-Covid

Indústria quer replicar sucesso das máscaras em embalagem anti-Covid

Irani lança produto de olho no delivery e ecommerce

As mudanças de comportamento motivadas pela pandemia têm criado novas oportunidades de negócio para empresas. A necessidade de higienização das compras levadas para casa, por exemplo, levou a Irani a lançar uma embalagem de papel com tecnologia antiviral, antibacteriana e antifúngica.

“Vimos diversas mudanças no comportamento de consumo do brasileiro, que passou a fazer mais compras pelo ecommerce e via delivery, recebendo assim um maior volume de embalagens em casa” diz Sergio Ribas, diretor-presidente da Irani.

Neste cenário, diz ele, além de auxiliar na higienização das embalagens, o novo produto inativa outros tipos de vírus, como o SARS-CoV (Síndrome Respiratória Aguda Grave), o MERS-CoV (Síndrome Respiratória do Oriente Médio), o CCoV (gastroenterite em cães), o H1N1 (infecção respiratória) e o adenovírus (resfriado), e ainda fungos e bactérias.

A empresa não revela o investimento no produto, que deve custar cerca de 15% a mais em relação à embalagem comum de papelão. “É uma embalagem exclusiva e inédita no Brasil, com grande valor agregado”, afirma Ribas.

Hoje, por volta de 70% da demanda da Irani vem da indústria de alimentos. “Entre os segmentos com maior potencial de adesão à nova embalagem estão os frigoríficos e a indústria alimentícia”, diz ele, que também aposta na alta demanda por parte dos setores de comércio eletrônico e delivery.

“Apesar dos recentes estudos apontarem a baixa transmissão do novo coronavírus por superfícies, sendo maior a propagação pela exposição através do ar e do contato direto com outras pessoas, entendemos que a busca por maior higiene é uma nova demanda dos consumidores”, diz Andrea Quintana, gerente de marketing e inovação da Irani.

Neste primeiro momento, a aposta da Irani é cautelosa: a produção será de 150 toneladas por mês na fábrica de Vargem Bonita, em Santa Catarina, o que equivale a 1,4% do volume total, diz Jair Bilibio, gerente comercial de embalagem da Irani.

“A companhia já vem operando com toda a sua capacidade produtiva. Temos certeza de que haverá aumento da demanda por este tipo de produto”, afirmou.

A iniciativa da Irani, que completa 80 anos este ano, integra o Irani Labs, programa de conexão com startups lançado pela companhia em 2020, para buscar soluções inovadoras e tecnológicas para o segmento de papel e embalagem.

Fonte: Folha de SP

Fechar Menu