Outubro Rosa em tempos de pandemia

Outubro Rosa em tempos de pandemia

Com o distanciamento ainda em vigor, Masipack realiza live especial sobre o tema

A pandemia de Covid-19 impactou diretamente o diagnóstico precoce do câncer de mama. Por isso, neste Outubro Rosa, o alerta foi renovado e intensificado para a necessidade da prevenção.

Dados do Sistema Único de Saúde (SUS) mostram como a pandemia influenciou a detecção precoce do câncer de mama em 2020. O número de mamografias realizadas pelo SUS caiu entre janeiro e julho deste ano, em comparação com os anos anteriores. O número de mamografias realizadas até julho de 2020 foi de 1,1 milhão, contra 2,1 milhões nos mesmos períodos de 2018 e 2019.

Ainda de acordo com dados do Ministério da Saúde, apesar dos problemas trazidos pela pandemia, em 75,54% dos atendimentos realizados neste ano, o tempo de até 60 dias entre o diagnóstico e o tratamento em todos os estágios do câncer de mama no SUS foi respeitado, conforme preconiza a legislação.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, no Brasil, estima-se mais de 66 mil casos novos para cada ano do triênio 2020-2022. Esse valor corresponde a um risco estimado de 61,61 casos novos a cada 100 mil mulheres.

Pensando nisso, no dia 19 deste mês – Dia Mundial no Combate ao Câncer de Mama – o Grupo Masipack realizou uma Live especial com a empresária Soraya Costa, que trouxe uma abordagem mais humanizada sobre o tema, com um relato de quem superou a doença. Você pode conferir o vídeo na íntegra aqui (ou clicando na imagem abaixo).

Ações voltadas ao cuidado e conscientização sobre o tema são realizadas pelo Grupo Masipack desde 2014, e cada empresa do Grupo busca intensificar suas abordagens de modo que todos envolvidos possam replicar as informações e conhecimentos dentro de casa, com seus familiares ou amigos, contribuindo para uma melhor qualidade de vida a todos.

Aqui no site Evento Masipack você encontra uma página especial sobre o Outubro Rosa, com curiosidades, dicas, links e informações úteis a cerca da doença.

Vale ressaltar que o Câncer de Mama também afeta os homens, por isso se faz tão importante a desmistificação do assunto e a conversa aberta sobre o tema. Atualmente a chances de cura, em ambos os sexos, chegam a mais de 95% quando o diagnostico é realizado de forma precoce. Por isso se faz tão importante a disseminação de conteúdo sobre o assunto para preconceitos sejam quebrados e a saúde esteja sempre em primeiro lugar.

Os movimentos de conscientizações sobre o câncer de mama surgiram por volta de 1990, quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque. Porém, foi somente em 1997 que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de Outubro como centro das ações. No Brasil as campanhas de conscientização acontecem desde 2002.

Informações: Saúde Debate

Fechar Menu