10 dicas criativas para celebrar o dia dos pais na pandemia

10 dicas criativas para celebrar o dia dos pais na pandemia

O dia dos pais não precisa passar em branco por causa da pandemia. As medidas de isolamento social e a quarentena podem modificar a forma de comemoração, mas não precisam extingui-las por completo.

Há muitas formas bacanas e criativas de expressar amor e gratidão aos pais as quais não envolvem grandes festividades. Uma celebração pequena entre poucos membros da família favorece momentos mais intimistas, os quais normalmente não acontecem na frente de familiares mais distantes ou amigos.

Dia dos pais à distância na pandemia
Já nos acostumamos com a videoconferência, então que tal fazer uma festa via vídeo com seu pai?

Mesmo quem está longe pode surpreender os pais com presentes e ideias inusitadas de comemoração. O cenário atual também é propício para criar um dia dos pais memorável, recheado de surpresas dos filhos que estão distantes.

Uma coisa é certa: a pandemia tirou todo mundo da zona de conforto, portanto, aproveite esta característica para explorar formas diferentes de expressar carinho por seu pai.a

Celebrando o dia dos pais com criatividade

A forma como você escolher celebrar esta data especial com o seu pai, seja por meio de um presente ou uma experiência marcante, também vai ajudá-lo a passar pela quarentena com mais leveza, sabia? O dia dos pais deste ano é um momento para os pais aliviarem a ansiedade e a preocupação acumuladas.

1.      Prepare um café da manhã delicioso para começar o dia dos pais

Uma ideia um tanto clichê, mas que sempre funciona. Quem não gosta de acordar já sendo mimado? Prepare um café da manhã gostoso com uma diversidade de lanchinhos que o seu pai gosta. Você pode tanto levá-lo na cama quanto preparar uma mesa digna dos cafés coloniais servidos nos hotéis.

2.      Jogue um jogo que o seu pai gostava na infância

Não tem nada mais gostoso do que relembrar os bons momentos da infância. Pergunte ao seu pai os jogos ou brincadeiras que ele adorava quando criança e recrie esta memória para ele, envolvendo a família toda. Deixe-o contar histórias sobre as partidas que ganhou ou momentos engraçados para alegrar ainda mais o dia dos pais.

3.      Organize uma experiência gastronômica

Esta é uma ideia voltada especialmente para os pais fãs de gastronomia. Cozinhe os pratos favoritos de seu pai (se precisar de ajuda da mãe ou de irmãos, peça!) para que ele possa saboreá-los ao longo das refeições do dia.

Você também pode questioná-lo sobre culinárias exóticas, de outros países, que ele gostaria de degustar e tentar recriar os pratos. Se preferir, chame-o para participar da preparação.

4.      Faça uma sessão de cinema fantástica

Para proporcionar uma experiência única de cinema em casa ao seu pai, decore a sala de estar ou o cômodo escolhido para assistir aos filmes, faça pipoca e disponibilize os docinhos favoritos dele.

No Pinterest, você encontra um verdadeiro arsenal de inspirações de noites de cinema para ajudar na decoração. Por fim, selecione os filmes favoritos ou do gênero que o seu pai mais gosta para assistir em família.

5.      Prepare uma expedição de bicicleta ou a pé

Se o seu pai é entusiasta das atividades ao ar livre e esportes, prepare um trajeto de locais a serem visitados em sua cidade a pé ou de bicicleta. Lembre-se, é claro, de verificar se o local está aberto e quais são as medidas de segurança que você precisa seguir durante a visitação.

Se quiser limitar o número de destinações para reduzir o risco de contaminação, escolha um parque ou área verde da cidade.

Atividades dia dos pais
Uma atividade ao ar livre pode ser uma ótima opção para reconectar pais e filhos que estão isolados em casa

6.      Envie um presente para a casa dele

Quem mora longe pode fazer uma surpresa ao enviar um presente para o pai, mesmo que chegue após o dia dos pais. Você também pode pedir para amigos que moram na mesma cidade comprarem o presente e deixarem na casa do seu pai.

É comum os pais falarem que “não querem nada” para os filhos, principalmente em um momento como este, para não incomodá-los. Por isso, receber um presente mesmo com a distância será ainda mais especial.   

7.      Recrie algo que seu pai gostava/gosta de fazer

Se o seu pai tem uma atividade de lazer ou hobby o qual não pode fazer em virtude da pandemia, como acampar ou pescar, procure recriar a experiência dentro de casa. Atividades que ele gostava na juventude também contam.

É provável que não seja possível recriá-la de forma idêntica à realidade, por isso você pode dar asas à imaginação e proporcionar uma experiência engraçada para o seu pai.

8.      Organize uma noite de contação de histórias para encerrar o dia dos pais

O seu pai é do tipo que adora relembrar o passado? Então, peça a ele para contar histórias engraçadas e significativas para toda a família. Você pode incluir a participação de avós, tios e amigos via videoconferência. Assim, todos poderão mergulhar na nostalgia juntos. Caso seja algo que a sua família goste, inclua álbuns de fotografias antigas.

9.      Programe uma refeição ou atividade via videoconferência

Muitas famílias têm aproveitado a tecnologia para se reunir virtualmente. Neste dia dos pais, organize um almoço, jantar ou café da tarde à distância com parentes ou amigos. Cada um cozinha os seus pratos favoritos para comerem juntos e afastar a solidão da quarentena.

Outra ideia bacana é planejar uma atividade, como um bingo ou um jogo de charadas, à distância. Pode não haver prêmios para os vencedores, mas todos aproveitarão o gostinho de normalidade proporcionado pelas interações. Que tal uma série de desafios para você e seu pai cumprirem juntos?

10.  Faça uma cápsula do tempo neste dia dos pais

Cada pessoa escolhe um objeto de valor sentimental e deposita em um recipiente a ser enterrado ou guardado. Fotografias, cartas e pedaços de jornal (ou notícias impressas do computador) são ótimas para registrar o momento da criação da cápsula do tempo.

Em seguida, a família ou o pai escolhe uma data para recuperá-la. Não precisa ser um dia muito distante, como daqui a cinco ou 10 anos. Embora cápsulas do tempo sejam associadas a longos períodos no imaginário popular, cada família faz as suas regras!

Pode ser para o Natal, fim da pandemia ou próximo dia dos pais. O importante é que seja uma experiência agradável para todos.

Fonte: Virtude

Fechar Menu