Com reabertura gradual do comércio, é importante redobrar os cuidados na hora de ir às compras

Com reabertura gradual do comércio, é importante redobrar os cuidados na hora de ir às compras

Com a pandemia do novo coronavírus, a população mundial precisou mudar hábitos. Usar máscara e fazer a limpeza adequada das mãos fazem parte do chamado “novo normal” e são ainda mais importantes quando as regras de isolamento social começam a ser revistas.

Atualmente, além dos supermercados, gradualmente o acesso aos shoppings e comércios estão sendo liberados de forma gradual. Mas, para evitar a contaminação, autoridades da área de saúde recomendam alguns cuidados na hora de ir às compras:

Usar máscara

  • Evitar aglomerações e longa permanência nos estabelecimentos
  • Manter distância de dois metros de outras pessoas, inclusive nas filas
  • Escolher somente uma pessoa por família para fazer as compras
  • Quando possível, pagar com cartão – isso diminui o contato com o funcionário do caixa e evita manuseio cédulas e moedas
  • Usar álcool em gel 70% após tocar superfícies, produtos e outras pessoas
  • Evitar falar excessivamente, rir, tossir, bocejar, espirrar, tocar nos olhos, nariz e boca enquanto escolhe os produtos
  • Preferir produtos previamente embalados, evitando tocar os produtos em exposição
  • Não degustar bebidas e alimentos nos estabelecimentos comerciais

Cuidados dentro do mercado

A infectologista Joana Darc Gonçalves lembra que o novo coronavírus é transmitido a partir de gotículas expelidas pelo nariz e pela boca. “Essas gotículas podem ficar suspensas no ar ou grudadas nas superfícies”, diz ela.

Segundo a médica, é importante usar a máscara porque ela protege contra eventuais gotículas suspensas no ar. Mas, respeitar o distanciamento é outra regra fundamental.

“Use o carrinho como forma de manter uma distância segura entre as outras pessoas e vá ao supermercado fora do horário de grande movimento.”

A infectologista também ressalta a importância do cuidado na hora de pegar os alimentos. “Se tiver que escolher frutas e verduras, é importante verificar se tem um local para lavar as mãos e fazer essa higienização após escolher os produtos”.

Na hora de ler os rótulos, a dica é fazer isso antes de pegar o produto na prateleira. Já quando for pagar, o ideal é manter uma distância com relação quem está atendendo e, se possível, pagar com cartão, explica.

“Ao chegar em casa, lave as mãos com água em sabão e limpe as embalagens antes de guardar nos armários ou geladeira.”

Alimentos de consumo imediato

Para quem for comprar alimentos de consumo imediato, a médica alerta sobre a necessidade de observar onde e como o alimento está sendo manipulado. Segundo ela, se a pessoa que estiver servindo falar perto da comida, pode haver contaminação.

O mesmo serve para os demais locais como shoppings e comércios em geral. É de extrema importância atentar se os locais e os profissionais seguem as normas de higiene e cuidados em relação ao Covid-19.

Fonte: G1

Fechar Menu