Como usar mascara sem embaçar o óculos de grau

Como usar mascara sem embaçar o óculos de grau

Máscaras caseiras feitas de tecidos podem ajudar a evitar a propagação do novo Coronavírus (COVID-19), segundo o Ministério da Saúde. A confecção pode ser feita de modelos simples, como de pano, e atuar como uma barreira de proteção da doença.

O surto e a propagação rápida do vírus fez com que muita gente comprasse as máscaras disponíveis no mercado. Com isso, veio a falta de suprimento médico das máscaras para os profissionais da área da saúde que estão na linha de frente do combate ao COVID-19.

Por isso, optar pelas máscaras de pano garante não somente máscaras para os profissionais da saúde, como também suprimento individual e reutilizável para todos nós que precisamos sair de casa para realizar nossas atividades essenciais do dia-a-dia.

Agora com a campanha, a ideia é provocar uma mobilização e conscientização para que todos confeccionem suas próprias máscaras, já que não exige complexidade na sua produção e é uma das alternativas efetivas para se proteger do COVID-19.

Confira agora dicas para evitar que você passe por isso! Veja também nosso vídeo mostrando o passo-a-passo para você fazer em casa.

Dica 1: um pedaço de papel
A primeira dica é mais simples do que parece.

Use um pedaço de papel guardanapo ou papel toalha (de preferência o mais macio que tiver), dobre pouco menos da metade e coloque por dentro da máscara, na parte onde é encaixada seu nariz.

Dessa forma, a umidade será isolada no pedaço de papel evitando que as lentes embacem e possam te atrapalhar em algumas tarefas.

Dica 2: sabão seco
Você vai precisar somente de um sabão seco e seu paninho de microfibra (fanelinha).

1- Aplique primeiro o sabão seco nas lentes;

2- Passe o paninho de microfibra seco nas lentes até ficar transparente;

3- Ajuste seu óculos com a máscara de preferência as lentes por dentro;

Dica 3: ajustar bem a máscara no rosto
Outro método muito simples é ajustar bem a máscara em seu rosto. Algumas máscaras têm um metal dobrável por dentro. Se a sua é assim, é mais fácil para ajustar bem no nariz.

Como higienizar a máscara de tecido?
Você pode lavar sua máscara com:

Água sanitária
Água com sabão
O ideal é deixar para secar no sol mesmo

Outros cuidados com o óculos em casa
Água fria e sabão neutro são os principais aliados na hora de higienizar as lentes do óculos. Produtos à base de álcool como o próprio álcool em gel, álcool 70%, desinfetante, dentre outros, podem danificar a armação e os tratamentos das lentes à longo prazo. Por isso, não utilize álcool para limpar as lentes do seu óculos ou a sua armação.

A água quente também precisa ser evitada, pois a alta temperatura pode estragar sua armação causando deformações, além de estragar os tratamentos de antirreflexo, antirrisco e demais tratamentos que acompanham as lentes do seu óculos.

Fonte: Lenscope

Fechar Menu